INDICAÇÃO Nº 008/2023

0

Senhor Presidente

Senhores Vereadores

No uso das atribuições conferidas pelo Regimento Interno desta Câmara de Vereadores, venho apresentar ao plenário à seguinte:

 

INDICAÇÃO Nº 008/2023

 

Para que o Executivo Municipal, juntamente com a Secretaria de Educação faça a adequação e pagamento do PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO aos servidores desta pasta neste município.

O objetivo é fundado na observação e cumprimento da lei 11.738, de 2008, alterada pela portaria número 17/2023 de 17 de janeiro do corrente ano, emitido pelo Ministério da Educação, que altera o valor do piso Nacional elevando o valor ao patamar de R$ 4.420,55. Neste mesmo sentido o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina publicou em 27 de fevereiro deste ano, em resposta a consultas e diligências, decisão que determina o cumprimento da referida lei. Ainda, o Tribunal também entendeu que o limite de gastos com folha de pagamento não será aceito como justificativa para que o ente público deixe de aplicar o piso nacional dos professores.

Caso os limites de despesa com pessoal do município (54% da receita líquida) sejam extrapolados em razão da atualização do piso, o gestor público deve adotar providências para retornar ao limite legal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n. 101/2000), pagando efetivamente o piso nacional sob pena de ser responsabilizado.

Ademais é mister salientar que não se pode confundir PISO NACIONAL com SALÁRIO BASE de professores. Enquanto o piso nacional é o valor mínimo que cada professor deve receber em todo o Brasil, o salário base dos professores deste município é composto pelo piso nacional acrescido da progressão horizontal e vertical, estabelecido pelo plano de cargos e salários e, sobre o salário base acrescem-se as demais vantagens dos servidores.

Neste sentido, é imperativo que o Poder Público Municipal, proceda tal demanda com extrema urgência, já que é de responsabilidade do ente executivo o cumprimento imediato da lei e a valorização do magistério público municipal que a anos exerce suas funções com dedicação, louvor e excelência.

Assim, esperando contar com o apoio dos nobres vereadores, aguardamos as providências dos Chefes do Poder Executivo e do Poder Legislativo Municipal com o fim de atender esta justa reivindicação.

 

Sala de sessões, 24 de março de 2023.

Juventino José Savaris
Vereador PP 

Modesto Da Cas
Vereador PP 

Damiana Didomenico
Vereadora PP

Deixe um comentário